HÁBITOS DE VIDA E O NÍVEL DAS ATIVIDADES FÍSICAS REALIZADAS PELOS POLICIAIS MILITARES QUE COMPÕEM O 5º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR.

Lauro Márcio Osório da Silva

Resumo


A nova lei de promoção da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, lei nº 10.076 de 31 de março de 2014, traz, como um dos requisitos para essa ascensão, a aptidão na Avaliação de Desempenho Físico (ADF) que é realizada antes da efetiva promoção. Este artigo tem como objetivo analisar os hábitos de vida e as atividades físicas desenvolvidas pelos policiais militares que compõem o 5º Batalhão de Polícia Militar, localizado na cidade de Rondonópolis, no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e bibliográfica, realizada com soldados, cabos e sargentos. Foi realizada com 39 policiais militares de um total de 253, aproximadamente 15% do efetivo, predominando a faixa etária dos 31 aos 40 anos. Dos entrevistados, constatou-se que mais de 60% consideram a Educação Física Policial Militar de suma importância para manter a saúde, 37% praticam atividade física três vezes durante a semana, 41% estão com peso normal e 77% com a relação cintura-quadril considerada moderada. De acordo com os resultados, verificou-se que a atividade física fornecida uma vez por semana pelo batalhão é insuficiente para que uma pessoa possa manter sua vida ativa fisicamente e saudável, sendo necessária a complementação dessa atividade nos períodos de folga.

Palavras-chave


Hábitos de vida; policial militar; atividade física

Texto completo:

PDF

Referências


ALCOOLISMO. Disponível em Acesso em: 04.out.2014.

BARBOSA, Celso Henrique Souza; SANDES, Wilquerson Felizardo; LINO, Wangles dos Santos. Manual de Educação Física Policial Militar: Uma Proposta de Vida Saudável. Cuiabá: Academia de Polícia Militar Costa Verde, 2007, p. 31.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Instituto Nacional de Câncer (Inca). Coordenação de Prevenção e Vigilância (CONPREV). Programa Nacional de Controle do tabagismo e outros fatores de Risco – Brasil. Rio de Janeiro: Inca; 2001.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

Consumo excessivo de carne vermelha pode aumentar risco de câncer de mama. Disponível em . Acesso em: 25.out.2014.

DAMIANI, Durval. Obesidade na infância e adolescência – Um extraordinário desafio! Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabolismo. São Paulo: Abem, 2000, p. 363-365.

FERREIRA, Daniela Karina da Silva; BONFIM, Cristiane; AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva. Fatores associados ao estilo de vida de policiais militares. Ciência & Saúde Coletiva, Recife, Abrasco, 2011, p. 3403-3412.

FERREIRA, Oton Ricardo Medeiros. Atividade Policial: uma abordagem sobre sua relação com o estresse. Campina Grande: UEPB, 2010.

FETT, Carlos Alexandre. Relatório sobre os novos testes físicos da polícia militar. Cuiabá: NAFIMES-UFMT, 2013.

ILHA, Paula Mercêdes Vilanova. Relação entre nível de atividade física e hábitos alimentares de adolescentes e estilo de vida dos pais. Santa Catarina: UFSC, 2004, p. 09.

JESUS, Gilmar Mercês de. JESUS, Éric Fernando Almeida de. Nível de atividade física e barreiras percebidas para a prática de atividades físicas entre policiais militares. Revista Brasileira de Ciência Esporte, Florianópolis: Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, 2012, p. 433-448.

OLIVEIRA, Paloma Largo Marques de; BARDAGI, Marúcia Patta. Estresse e comprometimento com a carreira em policiais militares. Boletim de Psicologia, Santa Maria, Vetor, 2000, p.153-166.

PITANGA, Francisco José Godim. Testes, medidas e avaliação em educação física e esportes. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2008, p.138-143.

SILVA, Élik Martins da. Atividade Física alternativa para o controle do estresse de alunos pré-vestibulandos. Cuiabá, 2004.

SPODE, Charlotte Beatriz. MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Trabalho Policial e Saúde Mental: Uma Pesquisa junto aos Capitães da Polícia Militar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19 (3). Porto Alegre: UFRGS, 2006, p.362-370.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).