O EMPREGO DO CÃO FAREJADOR NO CUMPRIMENTO DE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO PELA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO

Marcus Vinícius Akira Sakata

Resumo


A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) tem dificuldade na realização de ações policiais de combate ao comércio e uso ilegal de drogas. Tem cumprido mandados judiciais de busca e apreensão, como umas das ferramentas no combate a esse comércio e uso ilegal de drogas, porém se depara com a dificuldade para a localização dessas substâncias ilícitas, por estarem em locais de difícil localização. Na busca de aplicar formas alternativas e eficientes que aperfeiçoem a localização dessas substâncias é possível o emprego do cão farejador, que fisiologicamente possui um olfato aguçado, podendo farejar objetos, pessoas e no caso desse estudo, as substâncias entorpecentes. A PMMT possui hoje um pelotão de operações com cães subordinado ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Diante desse emprego dos cães farejadores, surgiu o interesse em saber quais seriam as vantagens do emprego desse animal no cumprimento dos mandados de busca e apreensão? Para tanto uma série de informações sobre o cão e sobre a atividade policial nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão foram reunidas, para em seguida realizar uma pesquisa de campo com as unidades especializadas em operações com cães de todas as policiais militares do Brasil.

Palavras-chave


Cão farejador; mandado de busca e apreensão; comércio e uso ilegal de drogas

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Jorge Luiz de. Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso: A empregabilidade de cães na atividade policial militar. Monografia apresentada no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Academia de Polícia Militar Costa Verde, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 39. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Código de Processo Penal. Disponível em: . Acesso em: 09 Out. 2014.

BRASIL. Lei 11343/06. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm. Acesso em: 30 Out. 2014.

COSTA, Felipe. Utilização de cães de faro em operações de barreira policial na repressão ao tráfico de drogas. Monografia - Bacharelado em Segurança Pública. UNIVALI, 2008.

COSTA, Rafael Monteiro. O cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar pela Polícia Militar na atribuição constitucional de manutenção da ordem pública. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2907, 17 jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2014.

GEARY, Michael. Tudo sobre cães. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.

HELFERS, Fred. Regras e Diretrizes de Certificação para Cães Farejadores de Narcóticos. Polícia do Noroeste do Pacífico, 2005.

JUNIOR, Dirley da Cunha. Curso de direito constitucional. 5. Ed. Ver. Ampl. E atual. Salvador: Jus Podivm, 2011.

MACIEL, Mario Augusto Jardim. O emprego de cães nas atividades de polícia ostensiva. Monografia apresentada ao Curso Avançado de Administração Policial Militar. Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

SIQUEIRA, Wanderson Nunes de. O emprego do cão farejador na localização de substâncias entorpecente ilícitas: Método experimental. Monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Academia de Polícia Militar Costa Verde, Várzea Grande, 2008.

TEIXEIRA, Eduardo de Souza. Princípios básicos para a criação de cães. Editora Nobel, São Paulo – SP, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).