UMA ANÁLISE DO QUANTITATIVO DO EFETIVO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO

João Paulo Nunes de Queiroz

Resumo


A Administração Pública possui o dever de bem atender as necessidades coletivas, almejando a satisfação de seus clientes, os cidadãos. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso possui como força maior para execução de suas atribuições, os seus integrantes. Assim sendo, fundamental é o estudo do quantitativo do efetivo, pois este é o alicerce propulsor das atividades ofertadas pela Corporação. Desde os primórdios do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso até os dias atuais, a quantidade de efetivo, ou seja, de bombeiros militares da Corporação é notavelmente insuficiente para o atendimento territorial do estado Mato-Grossense, mas quais seriam os motivos que influenciam no quantitativo atual de efetivo da Instituição e como avaliar se a quantidade de contingente existente está aquém do ideal? Estudar mecanismos que auxiliem na compreensão deste problema é de extrema relevância para a melhoria no serviço prestado pela Instituição ao cidadão. Por intermédio de pesquisa bibliográfica e método quantitativo, o autor propõe analisar a quantidade de efetivo de acordo com a história da Corporação, a lei de fixação de efetivo, o cálculo pelo sistema “norte-americano”, a quantidade de efetivo existente, a quantidade de efetivo padrão para a operacionalização dos atendimentos.

Palavras-chave


Estado; Corpo de Bombeiros Militar; Efetivo

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Elias Alves de; SANTIAGO, Manoel Mourivaldo, LELSER, Roberto. Plano de Guerra da Capitania de Mato Grosso – Janeiro de 1800. 1ª edição. Cuiabá: [s. ed.], 2013.

BRASIL, República Federativa do. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República, Casa Civil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm >. Acessado em: 10 de out. 14.

______________. Lei n° 11.901, de 12 de janeiro de 2009. Presidência da República. Casa Civil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br > . Acessado em: 09 de nov. 14

______________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Lista de municípios de Mato Grosso por população. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br > . Acessado em 10 de out. 14.

CARTENS, Paulo Sergio Larson. Efetivo Policial Militar: Paradigmas e Proposta Metodológica para Cálculo de Necessidades. Disponível em: < http://www.escoladegoverno.pr.gov.br >. Acessado em: 12 de set. 14.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

_____________.Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CONFORTO, Luiz Antônio. Administração de Polícia Ostensiva. [s.l.]: [s.d.], 1998.

HASSEMER, Winfried. Perspectivas de uma moderna política criminal. In: Revista Brasileira de Ciências Criminais, n. 8, out-dez. São Paulo: [s.ed.], 1994, p. 43.

MADUREIRA, Elizabeth. Jubileu de Ouro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. 1ª edição. Cuiabá: [s.ed.], 2014.

MATO GROSSO (ESTADO). Constituição do Estado de Mato Grosso. Disponível em: < http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/70444 >. Acessado em: 09 de nov. 14

______________. Lei Complementar Nº 530, de 31 de março de 2014. Disponível em: < www.iomat.mt.gov.br >. Acessado em: 05 de out. 14

______________. Lei Complementar Nº 404, de 30 de junho de 2010. Assembléia Legislativa. Disponível em: < http://www.al.mt.gov.br/TNX/viewComplementar.php?pagina=404 >. Acessado em: 07 de out. 14

_____________. Decreto nº 4.795, de 05 de julho de 1994. Governo do Estado de Mato Grosso. Disponível em: < http://www.casamilitar.mt.gov.br >. Acessado em: 04 de out. 14.

_____________. Diário Oficial n° 26385, de 30 de setembro de 2014. Governo do Estado de Mato Grosso. Disponível em: < https://www.iomat.mt.gov.br >. Acessado em: 18 de out. 14.

_____________. Relatório da Província de Mato Grosso no dia 04 de outubro de 1872. Província de Mato Grosso em: < http://www.crl.edu/brazil/provincial/mato_grosso >. Acessado em: 01 de out. 14.

NUNES, Lázaro Leandro. Mudanças na estrutura organizacional e padronização para a expansão dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: [s.ed.], 2011.

RIO DE JANEIRO (ESTADO). Manual Básico de Bombeiro Militar. Corpo de Bombeiros Militar - Diretoria Geral de Ensino e Instrução. v. 1. Rio de Janeiro: Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, [s.d.],p. 99.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).