INSERÇÃO DA QUALIFICAÇÃO EM VÔO POR INSTRUMENTOS NO PROGRAMA DE ASCENSÃO TÉCNICA DOS PILOTOS DE ASAS ROTATIVAS DA COORDENADORIA INTEGRADA DE OPERAÇÕES AÉREAS DE MATO GROSSO: UMA ANÁLISE EM SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA

Andrei Cesar Menin

Resumo


O presente trabalho científico tem por objetivo analisar como a inclusão da qualificação em voo por instrumentos no programa de ascensão técnica dos pilotos de asas rotativas da CIOPAER-MT pode refletir no nível de segurança às tripulações que operam helicópteros em missões de segurança pública e de defesa civil. Condições adversas como a degradação metereológica inadvertida e desorientação espacial têm originado a maioria dos acidentes aéreos em Mato Grosso, sendo exigido domínio do voo por instrumentos para se operar a aeronave em tais condições, não obstante os pilotos de helicóptero da CIOPAER-MT não recebem capacitação para operar por instrumentos. Diante deste quadro surge o problema:  Como a inserção da qualificação em voo por instrumentos no programa de ascensão técnica dos pilotos de asas rotativas da CIOPAER-MT pode interferir no nível de segurança das tripulações que operam helicópteros em missões de segurança pública e de defesa civil? A metodologia empregada foi bibliográfica e exploratória, através de levantamento bibliográfico da área e também por meio de entrevistas com profissionais desse segmento, tendo como abordagem o método qualitativo.

Palavras-chave


Segurança; Voo por instrumentos; Qualificação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Nilton Cícero. Helicópteros sob IMC: Inadivertido ou não, voe seguro. Belo Horizonte, MG. EFAI, 2014.

BENI, Eduardo. Ambiente visual degradado – Um risco para a segurança operacional de helicóptero. Disponível em < http://www.pilotopolicial.com.br/ambiente-visual-degradado-um-risco-para-a-seguranca-operacional-de-helicoptero/ >. Acesso em 10/10/2014.

BENSON, A. Spatial disorientation – general aspects. In J. Ernsting & P. King (Eds.), Aviation medicine London: Butterworths & Co. Ltd. 1988.

BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61-2010. Disponível em < http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/26/anexo.pdf .> Acessado em 09/10/2014.

_____________. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 135/2005. Disponível em < http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/bps33s/RBAC%20135.pdf. > Acesso em 09/10/2014.

_____________. Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica nº 91. Disponível em < http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbha/rbha091.pdf. > Acesso em 09/10/2014.

CHIROLI, Juliano. O acidente do helicóptero Águia Uno da PMMT. Várzea Grande – MT: Academia de Polícia Militar Costa Verde, 2013.

JUNIOR, Franklyn E Dailey. The Triumph of Instrument Flight: A Retrospective in the Century of U.S. Aviation. Dailey International Publishers; 1st edition, June 2004.

JUNIOR, Plínio de Oliveira Lima. Regulamentos de Tráfego Aéreo. São Paulo – SP: Editora ASA, 2007.

MATO GROSSO. Portaria nº 063/2012/SESP, de 18 de maio de 2012. Publicado: DOE nº 25.807, de 21Maio12, folha 11.

SENISSE, Kleber Roberto de Lima. Critérios relevantes na aqusição de helicópteros multimissões para a Brigada Militar, Monografia. Curso de Administração Avançada Policial Militar. Porto Alegre: Brigada Militar, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).