DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) DOS POLICIAIS MILITARES DA ÁREA OPERACIONAL DO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES AÉREAS DE MATO GROSSO (CIOPAER – MT), SEGUNDO O MODELO DE WALTON

Ernesto Xavier de Lima Junior

Resumo


Este artigo teve o objetivo de diagnosticar a satisfação da QVT dos policiais militares da área operacional do CIOPAER-MT para se ter conhecimento do nível desta satisfação. Foi utilizada a ferramenta de Walton, que avalia o nível de satisfação da QVT em oito categorias, incluindo fatores internos e externos à empresa. Foi realizada pesquisa de campo de caráter quantitativo e pesquisa exploratória no que diz respeito a estudo de trabalhos de outros autores sobre o tema. A amostra foi composta por 17 policiais militares que exercem funções operacionais no CIOPAER-MT dentre um grupo de 40 policiais nesta situação, alcançando 43% da população apta a ser pesquisada. O resultado do trabalho revelou de maneira geral que há 60% de satisfações quando analisadas em conjunto, mas também foi observado que em pontos específicos há grande nível de insatisfação, principalmente no que envolve compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidade, podendo a unidade promover políticas que atuem de maneira direta sobre os pontos que apresentaram problemas e promover o fortalecimento dos pontos satisfatórios.

Palavras-chave


Qualidade de Vida no Trabalho; Satisfação; CIOPAER-MT.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. FCA 58-1 Panorama estatístico da aviação civil brasileira, 2014. Disponível em < http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/Anexos .> Acessada em 15 de outubro de 2014.

CHIROLI, Juliano. O acidente do “Águia Uno” da PMMT. Revista cientifica Homens do Mato da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, edição n° 04 JUL/DEZ no ano de 2009. Várzea Grande: APMCV, p. 71-90.

MERINO, Eugenio. Qualidade de Vida no Trabalho: Conceitos Básicos. Florianópolis: UFSC/PPGEP, 2000, p.17-18.

MINISTÉRIO DA DEFESA, Comando da Aeronáutica. Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, FCA 58-1 Panorama estatístico da aviação civil brasileira, 2014.

MONACO, F. de F.; GUIMARÃES, V. N. Gestão da qualidade total e qualidade de vida no trabalho: o caso da gerência de administração dos correios. RAC, Vol. 4, No. 3, set/dez, p 67-88, 2000.

MOURA, Leila Luz. Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Aplicação Prática do Modelo de Walton no Contexto de uma Empresa em Picos – PI. Monografia apresentada na Universidade Federal do Piauí, 2011.

RODRIGUES, M.V.C. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 2. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

SILVA, Lisiane Vasconcellos. Qualidade de vida do trabalhador: uma questão cada vez mais atual. In: MANSOUR. A. B.B. et al. Tendências em Recursos Humanos. Porto Alegre: Multimpressos, 2001.

WALTON, R. E. Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, v.15, n. 1, 1973. Qualidade de Vida no Trabalho. In: LIMONGI-FRANÇA, A. C. et al. As pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).