VIOLÊNCIA E ESCOLA: O CASO DO 3º COLÉGIO MILITAR “PROFESSOR WALDOCKE DE LIRA” DE MANAUS, SOB GESTÃO DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS

Herbert Serrano Paiva, Sandro Barbosa da Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo central entender as contribuições da gestão militar, com fundamento na hierarquia e disciplina, para a diminuição da violência contra o professor no espaço escolar, com ênfase para aquela praticada por alunos entre 12 e 14 anos e compreender as condições de sua implantação. Para alcançarmos esses objetivos utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, como instrumentos de pesquisa, o questionário para o levantamento de dados, a observação e a análise de documentos, no 3° Colégio Militar da PM Professor Waldocke Fricke de Lyra (Manaus-AM). Os resultados da pesquisa apontam que 81% dos alunos, 75% dos pais e 100% dos professores apresentam elevado grau de satisfação com o relacionamento professor-aluno e que, de um modo geral, a maioria esmagadora da amostragem se posiciona favoravelmente ao novo modelo de gestão militarcimplantado pela Polícia Militar do Estado do Amazonas.

Palavras-chave


Hierarquia e disciplina militar; violência escolar; administração militar.

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