UTILIZAÇÃO DE CÃES COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA AUXILIAR NAS BUSCAS DE CADÁVER EM OPERAÇÕES SUBAQUÁTICAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

Jusciery Rodrigues Marques Costa

Resumo


Este artigo apresenta a utilização do cão como ferramenta no auxílio às equipes de mergulho durante a realização de buscas a cadáveres. A partir da observação dos fatores, tempo elevado de conclusão de ocorrência e riscos aos mergulhadores de resgate, percebeu-se a importância realizar um estudo com para elucidar a seguinte questão: O uso do cão como ferramenta alternativa influência de que maneira nas atividades de busca subaquáticas? O presente artigo tem como objetivo verificar a eficiência do uso do cão nas buscas de cadáver em ambientes aquáticos e avaliar as possibilidades de contribuição dessa ferramenta nas atividades de busca e resgate em operações subaquáticas. Os dados e informações deste trabalho foram obtidos através de sites, artigos científicos, livros, revistas científicas, monografias e trabalhos acadêmicos. Foi feita uma pesquisa de campo e foi aplicado um questionário a todos os Corpos de Bombeiros do Brasil. O cão indica a área onde o odor da vítima atinge a superfície da água, após esse sinal o mergulhador começa a realizar a varredura subaquática. Isso faz com que o tempo das operações subaquáticas seja menor, consequentemente diminui o tempo de exposição e os riscos dos mergulhadores.


Palavras-chave


Operações Subaquáticas; Cães; Busca; Cadáveres.

Texto completo:

PDF

Referências


ALCARRIA, Claudemir Mauro. O emprego dos cães nas operações de salvamento do Corpo de Bombeiros. 2000. 118 f. Monografia (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) – Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores, São Paulo, 2000.

ASSOCIAÇÃO DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO COM CÃES DO BRASIL. Disponível em: < http://www.abrescbrasil.com/?p=noticias >. Acesso em: 11 de out. 2014.

BOMBEIROS. Mergulho livre. 2012. Disponível em: < http://www.bombeiros.com.br/br/esportes/mergulho_livre.php >. Acesso em: 12 de out.2014.

BRAGA, Marcus Davis Machado e FREITAS, Francisco Ronald Silva de Freitas. Doenças de transmissão hídrica que afetam os mergulhadores do Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. 2011. Disponível em: < http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/780.htm >. Acesso em: 16 de out. 2014.

BRASIL. Marinha. Manual de medicina submarina. Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, 2006.

______. Marinha. Normas da autoridade marítima para atividades subaquáticas. Normam-15/DPC, 2011.

CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de Operações de Mergulho. 1. ed. n. 27. São Paulo, 2006.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS. Disponível em < http://www.bombeiros.go.gov.br/noticias/equipe-de-busca-e-salvamento-com-caes.html > Acesso em: 9 de nov. 2014.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO. Disponível em < http://www.cbm.mt.gov.br/?f=noticia&id=1733 > Acesso em: 9 de nov. 2014.

DAILY MAIL. The 9/11 rescue dogs: Portraits of the last surviving animals who scoured Ground Zero one decade on. Disponível em: < http://www.dailymail.co.uk/news/article- 2033628/Surviving-9-11-rescue-dogs-scoured-Ground-Zero-bodies-commemorated-decade difficult-mission.html >. Acesso em: 16 out. 2014.

GOVERNO DOS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Disponível em < http://www.es.gov.br:81/Lists/Notcias/DispForm.aspx?ID=167953 > Acesso em: 10 de nov. 2014.

JUNIOR, José Raimundo Andrade. Permissão para utilização de dados. Mensagem recebida por em 14 de novembro de 2014.

JÚNIOR. Silva Mendonça Lima. A importância do uso de cães de resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar. 2010. Projeto. (Especialista em Gerenciamento de Crises – Emergências e Desastres). Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, Itajaí, 2010. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABag0AI/a-importancia-uso-caes-resgate-pelo-corpo-bombeiros-militar > Acesso em: 9 de nov. 2014.

LAYTON, Julia. Como funcionam os cães de busca e resgate. 2008. Disponível em < http://pessoas.hsw.uol.com.br/caes-de-resgate.htm > Acesso em: 24 de out. 2014.

MARCONDES, Rafael Ribeiro. Permissão para utilização de dados. Mensagem recebida por em 07 de novembro de 2014

PARIZOTTO, Walter. O Uso de Cães no Corpo pelos Corpos de Bombeiros. 2010. Abresc Brasil. Disponível em: < http://www.abrescbrasil.com/files/artigos/senabom > Acesso em: 9 nov. 2014.

REBMANN, Andrew; DAVID, Edward; SORG, Marcella H. Cadaverdog Handbook: Forensic Training and Tatics for the recovery of Human. Tradução de Marcelo Coruso. 2000. Disponível em: < sardog.org/index.php?option=com_docman&task=doc...gid=19 >. Acesso em: 24 out. 2014.

SHIROMA, Victor Heidy. A importância do uso de cães como ferramenta na busca de cadáveres humanos em água doce no Estado de Santa Catarina. Monografia. 2012. 57 f. Monografia (Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina). Centro de Ensino Bombeiro Militar, Florianópolis, 2012.

SIQUEIRA, Tainá Paiva e NICÁCIO, Wenzel Sousa. Proposta de implantação do uso de cães nas atividades de busca e resgate do Corpo de Bombeiros do Maranhão. 2010. 97 f. Monografia (Bacharelado em Segurança Pública e do Trabalho). Universidade Estadual do Maranhão, Maranhão, 2010.

SOUZA, Jefferson. Permissão para utilização de dados. Mensagem recebida por em 07 de novembro de 2014.

TAVARES, Sergio Augusto Santana. Permissão para utilização de dados. Mensagem recebida por em 11 de novembro de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).