EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO POLICIAL MILITAR

James Jácio Ferreira, Waldenir Soares Paraense Sobrinho

Resumo


Este artigo consiste na apresentação de um estudo descrito, com abordagem qualitativa sobre a educação em direitos humanos na formação do policial militar, o ponto de observação é o curso de formação de oficiais da polícia militar do Estado de Mato Grosso. O objetivo principal é investigar e apresentar os instrumentos teóricos metodológicos da educação em direitos humanos dos policiais militares. Para tanto, empregamos a análise documental e verificamos que o currículo do curso apresenta a interdisciplinaridade e a transversalidade como dimensões metodológicas da educação em direitos humanos.


Palavras-chave


Educação em Direitos Humanos; Formação Policial Militar; Dimensões Metodológicas; Transversalidade e Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Adauton da Silva. FERNANDES, João Antônio da Costa. COSTA, Júlio Cézar. Polícia Interativa: A Democratização e Universalização da Segurança Pública. Monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais no Estado do Espírito Santos. Vitória, 1998.

BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Passo Fundo - RS: CAPEC, Paster Editora, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Organização do texto por Álvaro Lazzarini. 5. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

________________. Caderno de educação em Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR. Brasília, 2013.

________________. Matriz Curricular em Movimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2006.

________________. Matriz Curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de Segurança Pública. Versão modificada e ampliada. Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2009.

________________. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de Segurança Pública. Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2014.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CANÇADO TRINDADE, Antonio A. Para um relato da elaboração da Declaração e Programa da Ação de Viena. “Balanço dos Resultados da Conferência Mundial dos Direitos Humanos: Viena, 1993”. Revista Brasileira de Política Internacional n. 36, 1993, pp. 9-27.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: desafios para a formação de professores. [s.l.]: Novamérica, n. 78, p 36-39, 1998.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação Histórica dos direitos humanos. 7 ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2010.

CORDEIRO, Bernadete Moreira Pessanha. SILVA, Suamy Santana da. Direitos Humanos: Uma perspectiva interdisciplinar e transversal – Referencial prático para docentes do ensino policial. 2ª edição revisada, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 2005.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 4ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Cientifico. 14. ed. Porto Alegre: [s.ed.], 2006.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução Mauro Quintela. São Paulo. Abril Cultural, 1993. (Coleção Os Pensadores).

MORGADO, Patricia. Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes na Educação em Direitos Humanos. Rio de Janeiro, 2001, p. 1-16. Disponível em: . Acesso em: 14nov15.

ONU. Congresso Internacional sobre Educação em Prol dos Direitos Humanos e da Democracia. Realizado pela ONU em março de 1993, instituiu o Plano Mundial de Ação para a Educação em Direitos Humanos, que foi referendado na Conferência Mundial de Viena de 1993.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinariedade: o currículo integrado. Tradução: Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, Boaventura de Souza. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade – uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. 1999.

TAVARES, Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: Educação em Direitos Humanos: fundamentos teóricos metodológicos. João Pessoa, Editora Universitária/UFPB, 2007.

UNESCO. Revista do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2008. Disponível em: < http://www.edicoessm.com.br/sm_resources_center/somos_mestres/formacao-reflexao/revista_pnedh_internet.pdf. >. Acesso em: 14nov15.

WEIL, Pierre. Sistemas Abertos – Rumo à Nova Transdisciplinaridade. Em colaboração com Ubiratan D’Ambrósio e Roberto Crema. São Paulo: Ed. Summus, 1993.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Introdução. In: Educação em Direitos Humanos: fundamentos teóricos metodológicos. João Pessoa, Editora Universitária/UFPB, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).