CURSO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE SOLDADO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO – REFLEXO NO DESEMPENHO DO POLICIAL MILITAR

Douglas Rosendo Nunes Azevedo, Gabriel Olsen Azeredo Fabris, Gleison Rodrigues Godoy, Samir Romário de Arruda Bastos, Bárbara Botelho de Lira Cardoso

Resumo


O objetivo do trabalho é dar ciência do reflexo do desempenho dos policiais militares após a sua formação de soldado pela polícia militar do estado de Mato Grosso. Este trabalho de conclusão de curso apresenta em formas de tópicos a pesquisa realizada por meio de referências bibliográficas, pesquisa de campo qualitativa com abordagem participativa, análise de conteúdos e estudos realizados em grupos com a comunidade surda. Nele destaca a importância de o soldado saber sinalizar em Libras (Língua brasileira de sinais) para que haja comunicação com os surdos, garantindo uma formação de qualidade e refletindo no desempenho do policial militar. Ocasionando assim, uma formação em que os agentes públicos sejam capazes de ter uma comunicação eficaz com as pessoas surdas no decorrer de uma ocorrência policial.


Palavras-chave


Segurança Publica, Surdo, Comunicação, Educação a Distância

Texto completo:

PDF

Referências


ALBRES, Neiva de Aquino. História da língua de sinais em Campo Grande. Mato Grosso do Sul- Arara Azul, 2005.

AZEREDO, Eduardo. Língua Brasileira de Sinais- “Uma conquista histórica”. Brasília-Distrito Federal, 2006.

BENTO, Ricardo Ferreira. Surdez. São Paulo, 2011.

BRASIL, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. [et. al.]. Saberes e pratica de inclusão. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

_______. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

_______. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

_______. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

BRASIL. Secretaria de Segurança Pública. Atuação policial na proteção dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade: cartilha / Secretaria Nacional de Segurança Pública. Brasília: SENASP/MJ, 2013.

BRITO et al. (org). Língua Brasileira de Sinais. Brasília, 1998. v3.

FELIPE, T.A. Introdução à Gramática da Libras. Brasília, 1998. v3.

FIGUEIREDO, Barbara Botelho. Filhos de pais surdos uma relação “im” possível. INVEST na educação, Cuiabá, v.1, edição 1, p. 15, dez. 2013.

FREITAS, Enos Figueredo. Libras, abordagem teórica. Bahia, 2015.

IBGE. Censo Demográfico 2000. Disponível em:, Acessado em 26 Mai. 2008.

MOURA, Maria Cecília de. História e educação: o surdo, a oralidade e o uso de sinais. São Paulo: Roca, 1997.

RINALDI, Giuseppe et al. Educação especial deficiência auditiva. Brasília- SEESP, 1997.

SILVA, Fábio Irineu et al. Aprendendo libras como segunda língua. Santa Catarina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).