A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA POLÍCIA MILITAR EM RONDONÓPOLIS.

Allana Eva da Silva, Jhonatan Esteves Souza, Everson Ferreira Ferreira, Janaina Soares dos Santos, Gisele de Souza Chiella

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar os relatos por intermédio de entrevistas realizados com diversas praças e oficiais mulheres da instituição Polícia Militar atuantes no 4º Comando Regional Rondonópolis-MT. Assim como apresenta fonte teórica adequada ao assunto, demonstra a capacidade feminina, além de sua suprema importância. Foram analisadas experiências no cotidiano feminino das atividades profissionais, em relação a seus pares homens, mulheres, aos seus superiores e também aos subordinados. A pesquisa buscou mostrar o grau de satisfação das policiais bem como se elas se sentem úteis durante o desempenho de suas funções. Como resultado, tem-se que a valorização de suas atividades é dada pela sua dedicação e local de trabalho.


Palavras-chave


Segurança Publica, Mulher Policial Militar, Trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: BERTRAND, 2002.

CALAZANS, Márcia Esteves de. A constituição de mulheres em policiais: um estudo sobre policiais femininas na Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado) – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Porto Alegre, 2003.

. Mulheres no policiamento ostensivo e a perspectiva de uma segurança cidadã. São Paulo, 2004.

. Polícia e gênero no contesto das reformas policiais: um estudo sobre percepções de Violências em Comunidades Atendidas pelo Programa Saúde da Família. Artigo publicado em La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura, 2005.

DIAS NETO, Theodomiro. Policiamento comunitário e controle sobre a polícia: a experiência norte-americana. São Paulo: IBCCRIM, 2000.

MAINARDI, Diva Maria Oliveira. A formação da mulher para se tornar policial militar em Mato Grosso. Dissertação (Mestrado) – UFMT, Programa de Pós-Graduação em Educação e Educação na Área de Concentração Educação, Cultura e Sociedade. Cuiabá, 2009.

. As Mulheres que Usam Estrelas na Polícia Militar de Mato Grosso (1994-2002). Cuiabá-MT. Carlini & Carniato, 2005.

MATO GROSSO, Polícia Militar de. Estatuto dos Militares Estaduais. Disponível em:http://www.pm.mt.gov.br/informativo/arquivo/2015/dgp/estatuto_dos_militares_estaduais_co mparado.pdf. Acesso em: 01/08/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).