COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA - COMPARATIVO DE DESEMPENHO ENTRE WEB SERVICE E RMI

Rogério Francia Farias, Evandro César Freiberger

Resumo


Serviços de Acesso remoto e Arquitetura Orientada a Serviço têm sido muito discutidos nos últimos anos. Para tanto se torna imprescindível a avaliação de desempenho entre as tecnologias desenvolvidas e utilizadas nos dias de hoje. Apresenta-se neste artigo o desenvolvimento de uma aplicação que faz consulta a um banco de dados corporativo utilizando duas tecnologias de computação distribuída: Web Services e RMI. O objetivo é produzir, sob as mesmas condições, comparações de performance entre as duas tecnologias.


Palavras-chave


RMI; Web Service; Desempenho; Ocorrências Policial Militar

Texto completo:

PDF

Referências


BRAX, P.M.; LEAL, G. J.; Serviços Web e a Evolução dos Serviços em TI; http://www.paradigma.com.br/biblioteca/servicos-web/view; acessado em 11/01/02010.

CASTRO, R.; RAEDER, M.; NUNES, T.; RMI: Uma Visão Geral; http://www.inf.pucrs.br/~gustavo/disciplinas/sd/material/Artigo_RMI_Conceitual.pdf; acessado em 26/07/2010.

COULOURIS, G. F.; DOLLIMORE, J.; KINDBERG, T. Distributed Systems: Concepts and Design. 3rd ed. Addison-Wesley, 2002.

COULOURIS, G. F.; DOLLIMORE, J.; KINDBERG, T.; TITULO; 1ª Edição; São Paulo; Bookman; 2007

DEITEL H. M.; DEITEL P. J.; CHOFFNES D. R.; Sistemas Operacionais; 3ª Edição; São Paulo; Pearson Prentice Hall; 2005

DUARTE DOS SANTOS, Bruno Martins; Computação Distribuída; http://www.webartigos.com/articles/2903/1/computacao-distribuida/pagina1.html, publicado em 2/12/2007, ultimo acesso 29/09/2009.

GIRARD, R. A. D’A.; Framework para coordenação e mediação de Web Services modelados como Learning Objects para ambientes de aprendizado na Web; http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0220942_04_cap_03.pdf; acessado em 22/07/2010.

TANENBAUM, A. S.; Distributed Operating Systems. 1st ed. New Jersey: Prentice Hall, 1994.

TANENBAUM, A. S.; VAN Maarten, Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradigmas; 2ª Edição; São Paulo; Pearson Prentice Hall; 2007

THOMAS Erl; SOA Principios de design de serviços; São Paulo; Paerson Prentice Hall; 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).