PEDAGOGIA MILITAR: A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES

Alan Almeida Lazari, Ewanness Alex de S. Portugal, Luiz Felipe Pereira Campaneli, Tiago Carvalho Santana, James Jácio Ferreira

Resumo


Este artigo consiste numa pesquisa qualitativa, que tem como objetivo principal identificar a influencia da pedagogia militar na formação dos alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, neste intuito, buscamos a percepção dos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio do porquê de estarem estudando em uma escola que tem uma estrutura militar como principal característica e se consideravam importante algumas praticas que identificamos e que estão relacionadas ao cotidiano militar. Na coleta de dados empregamos à técnica da entrevista semiestruturada, fundada pela revisão da literatura. Conclui-se que a partir das informações obtidas, foi realizada uma reflexão sobre os principais fatores que contribui e favorece para uma aprendizagem de qualidade aos educandos.


Texto completo:

PDF

Referências


BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola, São Paulo: 14ª Ed. Loyola, 1998.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CRUZ, Vilma Aparecida Gimanes – Metodologia da pesquisa científica, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

DESLANDES, S. F. MINAYO, M. C. S. - Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, 25ª Ed. Revista atualizada, Petrópolis RJ: Vozes 2007.

GIL, Antonio Carlos – Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Atlas 1996.

GONZAGA, A. M. A pesquisa em educação: Alternativas investigativas com objetos complexos. 2ª Ed. Editora Loyola, São Paulo, 2006.

HISTÓRIA DO COLÉGIO TIRADENTES. Disponível em:

https://www.policiamilitar.mg.gov.br. Acesso em 11/08/2016.

https:// Escola Militar_de_Belo_Horizonte>. Acesso em: 19/07/2016.

https:// Polícia_Militar_do_Estado_de_São_Paulo>. Acesso em: 19/07/2016.

https://Colégios_Militares_do_Brasil >. Acessado em: 19/07/2016.

NOGUEIRA, Jefferson Gomes. Educação Militar no Brasil: um breve histórico. Pesquisa de dissertação (em andamento) de mestrado em Educação da

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Disponível em < http://www.historiamilitar.com.br/artigo4rbhm12.pdf>. Acesso em 11/05/2016.

SILVA, Sirismar Fernandes. Hierarquia e Disciplina no Colégio da Polícia Militar: estudo de caso do CPMG Dr. Cézar Toledo. Oficial da Polícia Militar de Goiás. Disponível em . Acessado em 19/07/2016.

SOARES, Ana Maria Irribarem - O Colégio Militar de Curitiba: a mentalidade esejada. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Disponívelem:http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2002/.e./01_10_26_m35-78.pd>. Acessado em: 11/05/2016.

SOUZA, Gabriela Menezes de - Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB):

uma referência de gestão educacional da rede federal de ensino brasileira. Universidade Católica de Brasília- UCB, Brasil. Disponível em: . Acesso: 27/03/2016.

TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes; RICIERI, Marilucia; FREGONEZE, Gisleine Bartolomei; BOTELHO, Joacy M. – Metodologia Científica – Londrina: Editora Distribuidora Educacional S.A., 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).