PEDAGOGIA MILITAR: A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES
Resumo
Este artigo consiste numa pesquisa qualitativa, que tem como objetivo principal identificar a influencia da pedagogia militar na formação dos alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, neste intuito, buscamos a percepção dos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio do porquê de estarem estudando em uma escola que tem uma estrutura militar como principal característica e se consideravam importante algumas praticas que identificamos e que estão relacionadas ao cotidiano militar. Na coleta de dados empregamos à técnica da entrevista semiestruturada, fundada pela revisão da literatura. Conclui-se que a partir das informações obtidas, foi realizada uma reflexão sobre os principais fatores que contribui e favorece para uma aprendizagem de qualidade aos educandos.
Texto completo:
PDFReferências
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola, São Paulo: 14ª Ed. Loyola, 1998.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CRUZ, Vilma Aparecida Gimanes – Metodologia da pesquisa científica, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
DESLANDES, S. F. MINAYO, M. C. S. - Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, 25ª Ed. Revista atualizada, Petrópolis RJ: Vozes 2007.
GIL, Antonio Carlos – Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Atlas 1996.
GONZAGA, A. M. A pesquisa em educação: Alternativas investigativas com objetos complexos. 2ª Ed. Editora Loyola, São Paulo, 2006.
HISTÓRIA DO COLÉGIO TIRADENTES. Disponível em:
https://www.policiamilitar.mg.gov.br. Acesso em 11/08/2016.
https:// Escola Militar_de_Belo_Horizonte>. Acesso em: 19/07/2016.
https:// Polícia_Militar_do_Estado_de_São_Paulo>. Acesso em: 19/07/2016.
https://Colégios_Militares_do_Brasil >. Acessado em: 19/07/2016.
NOGUEIRA, Jefferson Gomes. Educação Militar no Brasil: um breve histórico. Pesquisa de dissertação (em andamento) de mestrado em Educação da
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Disponível em < http://www.historiamilitar.com.br/artigo4rbhm12.pdf>. Acesso em 11/05/2016.
SILVA, Sirismar Fernandes. Hierarquia e Disciplina no Colégio da Polícia Militar: estudo de caso do CPMG Dr. Cézar Toledo. Oficial da Polícia Militar de Goiás. Disponível em . Acessado em 19/07/2016.
SOARES, Ana Maria Irribarem - O Colégio Militar de Curitiba: a mentalidade esejada. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Disponívelem:http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2002/.e./01_10_26_m35-78.pd>. Acessado em: 11/05/2016.
SOUZA, Gabriela Menezes de - Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB):
uma referência de gestão educacional da rede federal de ensino brasileira. Universidade Católica de Brasília- UCB, Brasil. Disponível em: . Acesso: 27/03/2016.
TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes; RICIERI, Marilucia; FREGONEZE, Gisleine Bartolomei; BOTELHO, Joacy M. – Metodologia Científica – Londrina: Editora Distribuidora Educacional S.A., 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).