CICLO OPERACIONAL DE BOMBEIRO: PREJUÍZO INSTITUCIONAL PELA AUSÊNCIA DA PERÍCIA DE INCÊNDIO NO CBMMT

Mário Henrique Faro Ferreira

Resumo


Este artigo descreve a importância da perícia de incêndio no ciclo operacional de bombeiro para o CBMMT, demonstrando os prejuízos institucionais pela não realização a atividade. O CBMMT possuí prerrogativa para executar tal atividade, mas não realiza o serviço em incêndios urbanos, causando prejuízos na prevenção e no combate ao fogo. Busca ainda compreender se, atualmente, a instituição reúne condições de oferecer a sociedade mais esse produto. O desenho metodológico do presente artigo é qualitativo, o tipo de pesquisa é exploratório, utilizando como técnicas de pesquisa a coleta de dados documental em fontes bibliográficas e em entrevista estruturada com o Comandante-Geral do CBMMT, bem como o uso da técnica normativa. Ao final, verificou-se que a ausência dessa atividade é prejudicial ao ciclo operacional, já que essa fase é responsável pela retroalimentação de todo sistema.


Palavras-chave


Ciclo Operacional de Bombeiro - Perícia, Incêndio - Retroalimentação do ciclo - Prejuízo Institucional.

Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para os cursos de direito. São Paulo: Saraiva, 2013.

BRAGA, George Cajaty Barbosa; LANDIM, Helen ramalho de Oliveira. Investigação de Incêndio. In: SEITO, Alexandre Itiu (Coord.). A Segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Presidência. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 04 maio 2016.

FARIAS, Kelton Rodrigo Vitório de. A obrigatoriedade da realização da perícia de incêndio no corpo de bombeiros militar de alagoas como ferramenta de gestão: 2013. 64f. Monografia (Especialização em Gestão Pública). Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, da Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOIÁS. Norma Operacional n. 16. Do Serviço de Investigação e Perícia de Incêndio, 2015. Disponível em: < http://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/no-16- pericia.pdf> Acesso em: 04 maio 2016.

LACARDA, L. A. T.; SOUZA, L. F.; CARVALHO. R. V. T. G. Perícia e Pesquisa, Análise

de Casos Reais de Sinistro. In: III SENABOM, 1992, Ribeirão Preto. Anais do III SENABOM. São Paulo: Ribeirão Preto, 1992.

LIMA, Euler Lucena Tavares Lima. Manual Básico de Bombeiro Militar Volume 3 Parte I. Rio de Janeiro, CBMERJ, 2014. Disponível em: www.cfap.cbmerj.rj.gov.br. Acesso em: 08 junho 2016.

. Manual Básico de Bombeiro Militar Volume 3 Parte II. Rio de Janeiro, CBMERJ, 2014. Disponível em: www.cfap.cbmerj.rj.gov.br Acesso em: 08 junho 2016.

MATO GROSSO, Assembleia Legislativa – ALMT. Constituição do Estado de Mato Grosso: texto Constitucional promulgado em 5 de outubro de 1989, com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais nº 01/1991 a 71/2014 Cuiabá: ALMT, 2014.

. Lei Complementar nº 404, de 30 de junho de 2010. Dispõe sobre a estrutura e organização básica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Disponível em: www.sefaz.mt.gov.br. Acesso em 04 maio 2016.

. Portaria nº 009/BM-8/2013. Aprova o Regulamento Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Boletim Geral Eletrônico nº 755 de 14/11/2013. Disponível em: Acesso em: 04 maio 2016.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RODRIGUES, Julio Cezar. Perícia de Incêndio no CBMMT. Cuiabá, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, 10 junho 2016. Entrevista concedida a Mário Henrique Faro Ferreira.

SANTOS, Alexandre Luís Belchior dos. Análise da situação da perícia de incêndio nos desastres originados de incêndio: 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

SARTE, Anderson Medeiros. Perícia de incêndio: uma abordagem sobre a coleta de amostras sólidas e líquidas em edificações sinistradas pelo fogo: 2009. 115 f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Gestão de Emergências). Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, Santa Catarina.

SILVA, Sílvio Bento da et al. Manual de Pesquisa e Causas de Incêndio. São Paulo, PMESP, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).