ESTUDO DIAGNÓSTICO DO IMPACTO DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MILITAR NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS “DOM PEDRO II”.

Flávio Gledson V. Bezerra

Resumo


Os colégios militares têm se destacado e por isso se proliferado no cenário educacional brasileiro. Neste estudo assumiu-se como hipótese que o modelo impacta os alunos contribuindo na sua formação, nesse sentido a questão problema da pesquisa voltou-se para compreender esse impacto. Desse modo, objetivou-se analisar administração militar escolar, buscando identificar como o modelo de gestão influencia no comportamento de alunos da Escola Militar Dom Pedro II. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, fundamentada inicialmente na literatura sobre o papel da escola e acerca do modelo de escola militar. Em seguida, questionários foram utilizados a fim de captar a percepção de pais e professores sobre o modelo e os impactos da gestão militar na educação dos alunos. A amostra foi composta por 58 pais e 6 professores do colégio. Os resultados revelaram que os métodos militares satisfazem pais e professores, e que isto interfere positivamente no comportamento do aluno, influenciando para o estabelecimento de um melhor ambiente ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Escola Militar, Administração Escolar Militar, Educação, Hierarquia e Disciplina Militar, Adminstração Militar.

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