A PERMANÊNCIA DO POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA, NOS TERMOS DO ARTIGO 3º, DA LEI COMPLEMENTAR 478/2012, NO ÂMBITO DA COORDENADORIA MILITAR DO PODER JUDICIÁRIO DE MATO GROSSO – EFETIVIDADE DA POLÍTICA PÚBLICA E RISCOS À LUZ DO ENVELHECIMENTO E ADOECIMENTO

Benedito Sérgio de Souza Pinheiro Ferreira, Fernanda Leonel Machado

Resumo


O objetivo deste artigo é a compreensão dos efeitos da política pública instituída pelo Estado de Mato Grosso quando da contratação de policiais militares da reserva remunerada para retorno ao serviço ativo e atuação na Guarda Patrimonial nos Poderes Constituídos. A pesquisa consiste numa análise quali-quantitativa com emprego de questionários, revisão bibliográfica e documental. A hipótese nos faz refletir sobre possíveis riscos desta contratação. Como resultado foi identificado que a política não alcançou os resultados esperados, vez que não houve solução de continuidade na designação de efetivo da ativa aos órgãos, bem como se mostraram preocupantes os possíveis riscos a segurança de todos os envolvidos nos locais de trabalho, dado a natural incidência do envelhecimento e adoecimento do efetivo convocado. 


Palavras-chave


Polícia Militar - Reserva Remunerada – Envelhecimento – Adoecimento - Riscos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).