A EFETIVIDADE DAS AÇÕES VOLTADAS À QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE ACORDO COM A POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NO ÂMBITO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO

Temístocles Alves de Araújo Junior, Vânia Garcia Rosa

Resumo


Este artigo buscou analisar, no contexto atual, a efetividade das ações de políticas de saúde e segurança no trabalho promovidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), em especial, pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, onde são analisados dados colhidos, em entrevistas, com a Gerência de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (GADSS/SESP) e Coordenadoria de Assistência Social (CAS/PMMT), setores para os quais são remetidas as demandas que tratam de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), bem como dados obtidos pela aplicação de questionários aos policiais que usufruíram das atividades promovidas pelo Ciclo de Assistência Social, Saúde e Bem-Estar da PMMT. A efetividade dessas ações foi analisada positivamente de forma geral. A pesquisa apontou que o processo de gestão por QVT se encontra em andamento, todavia foram verificados fatores que o dificultam, sendo ainda vulnerável e estando aquém das necessidades reais do público atendido.

Palavras-chave


qualidade de vida no trabalho (QVT) - Segurança Pública - Polícia Militar

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO JR., Temístocles A. de. Qualidade de Vida no Trabalho: na 1⁰ Companhia Independente de Polícia Militar na Cidade de Chapada dos Guimarães – MT. Monografia apresentada à UFMT – Curso de Especialização em Administração Pública. Cuiabá, 2008.

BAIARDI, Amilcar. Fazendo a Democracia Funcionar ou a Tradição Cívica nas regiões Italianas – comentários sobre a obra de Robert Putnam. Artigo publicado em Caderno CRH, Salvador, n⁰ 26/27, p.375-404, jan./dez. 1997.

BUGALHO, Grasielle Paes Silva; BUGALHO NETO, Manoel. As fontes estressoras ocupacionais e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso: Análise de um Batalhão da Capital. Artigo publicado em RHM – Vol 17, n⁰ 01, p.63-88, Jan / Abr 2017. Acessado em www.pm.mt.gov.br em 07Fev19.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 8.ed. - 4.reimpr. – São Paulo: Atlas, 2008.

CORREA, Maria de Jesus Siqueira de Almeida. (organizadores) Pessoas & Psicologias / Jair Donato, Bruna Luise, (Organizadores) – Cuiabá: Umanos Editora, 2018.

COSTA, Keila Nunes; Coordenadora da Gestão de Pessoas da Secretaria de Segurança Pública, conforme entrevista concedida em 28Jan19.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo, Atlas, 2006.

EXAME. 8 empresas que buscam dar qualidade de vida aos funcionários. Disponível em http://exame.abril.com.br/negocios, acessado em 22Jan2019.

HESKETH, José L.; MARIA T. P.M. Costa. Construção de um instrumento para medida de Satisfação no Trabalho. Disponível em http: //scielo.br/pdf/era/v20n3/v20n3a05. Acessado em 22Jan19.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. et al. As Pessoas na Organização. 6.ed. São Paulo: Gente, 2002.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho-QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MATO GROSSO. Decreto nº 1.919, de 29 de agosto de 2013. Institui a Política de Saúde e Segurança no Trabalho para os Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: Palácio Paiaguás, 2013.

_______. Decreto nº 1.920, de 29 de agosto de 2013. Cria o Conselho de Saúde e Segurança no Trabalho para os Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Cuiabá: Palácio Paiaguás, 2013.

_______. Lei Complementar nº 502, de 07 de agosto de 2013. Dispõe sobre Políticas de Saúde e Segurança no Trabalho e Normas Gerais para Concessão de Adicional de Insalubridade no Âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: Palácio Paiaguás, 2013.

_______. Secretaria de Estado de Gestão. Manual de Saúde e Segurança no Trabalho para os Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: 2015.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Eveline Wayda de Araujo. Associação de Aspectos sociodemográficos e estilo de vida de uma amostra de PMs participantes do Projeto “Saúde em QAP”. APMCV, Monografia. Várzea Grande, 2017.

RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

ROSA, Marco Antônio Salles; Pilatti, Luiz Alberto. Qualidade de Vida no Trabalho e a Legislação Pertinente. Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, nº 93, Fev.2006. Disponível em: . Acesso em: 18dez.2018.

SALVATERRA, Éder Willian, Gerente de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança –GADSS, da Secretaria de Segurança Pública, conforme entrevista concedida em 28Jan2019 .

TOCANTINS, Diego Fabiano Souza. Coordenador da Coordenadoria de Assistência Social da Polícia Militar de Mato Grosso, conforme entrevista concedida em 20fev2019.

VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, Evolução e Perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, n.1, v.8, jan.-mar.2001.

VIEIRA, Adriane. A Qualidade de Vida no Trabalho e o Controle da Qualidade Total. Florianópolis: Insular, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).