O POLICIAMENTO ESPECIALIZADO DE DIVISAS EM MATO GROSSO

Abner James Lopes Campos, João Pedro Passos Lemos, Francinaldo Machado Bó

Resumo


Esta pesquisa tem como tema central o Policiamento Especializado de Divisas no Estado de Mato Grosso, abrangendo os aspectos geopolíticos e econômicos e suas influências para criminalidade nas regiões de divisas de Mato Grosso. Com o objetivo de avaliar as ações de segurança pública em relação às divisas do estado e, em sentido específico, compreender as ações criminosas recorrentes nas divisas estaduais, além de avaliar o ambiente operacional em que ocorre tais crimes, por fim analisar as ações especializadas de polícia, considerando tais variáveis no âmbito das divisas estaduais. Utilizando da metodologia de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, recorrendo a fontes secundárias, referentes ao tema e realizando estudos de caso, avaliando os problemas em específico, pretende-se, ao final, sugerir a criação de uma unidade especializada de segurança de divisas no âmbito de Mato Grosso, com procedimento operacional padrão e doutrina própria.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, Abner James Lopes. O Aparelho de Segurança Pública no Estado de Mato Grosso. APMCV 2011. Monografia (Segurança Pública - Bacharelado). Curso de Formação de Oficiais - Bacharel em Segurança Pública. Academia de Polícia Militar Costa Verde. Várzea Grande, 2011.

GOIÁS. Comando de Operações de Divisas. Disponível em seguranca.go.gov.br/cod. Acessado em 30 de Março de 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MATO GROSSO. Grupo Especial de Fronteira. Disponível em www.seguranca.mt.gov.br/gefron. Acessado em: 30 de março de 2020.

Mato Grosso do Sul. Departamento Operacional de Fronteira. Disponível em dof.ms.gov.br. Acessado em: 30 de março de 2020.

SACOMAN, Alyne. Geografia de Mato Grosso. Cuiabá. Atlas, 2015.

TRIVINOS, Augusto Nivaldo Silva. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo. Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).