POLÍCIA COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE POLÍTICA RACIONALISTA! (?

Sebastião Carlos Rodrigues da Silva

Resumo


Este artigo busca articular a atividade de polícia comunitária desempenhada pela Polícia Militar de Mato Grosso em parceria com a sociedade e suas nuances que perpassa desde o estudo para implantação a outros fatores mais recentes, com a proposta de promover uma discussão sobre seus conceitos e fundamentações, promovendo uma análise às bases iniciais do projeto e sua consolidação. A questão inquietante da pesquisa repousa na busca pela resposta de “Polícia Comunitária em Mato Grosso houve participação da sociedade na discussão e implantação do projeto ou é um projeto de política racionalista?” E gerou a hipótese de que as bases do projeto de implantação desviaram da fundante conceituação e doutrina caracterizando-o como um projeto de política racionalista numa perspectiva oakeshottiana. O objetivo principal é compreender esse processo e analisa-lo sob a perspectiva de Oakeshott quanto à possibilidade de haver política racionalista à sustentação do projeto. Os dados foram coletados por levantamentos bibliográficos.


Palavras-chave


Polícia comunitária, política racionalista, doutrina, perspectiva oakeshottiana.

Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, Norberto, A era dos direitos; tradução Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. — Nova ed. — Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. — 7ª reimpressão.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. São Paulo: Editora Globo, 2005.

FERNANDES J.A.C.; COSTA, J. C. . Segurança Pública - Convergência, Interconexão e Interatividade Social. 1ª. ed. Vitória: Edição do Autor, 2012. v. 01.

FOUCAULT, M. História da loucura. Ed. Perspectiva - SP, 1978.Nascimento da Prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 23a Ed. Vozes - RJ, 2000

MARCINEIRO, Nazareno. Polícia Comunitária: Construindo Segurança nas Comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.

NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Manual de Policiamento Comunitário: Polícia e Comunidade na Construção da Segurança [recurso eletrônico] / Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). – Dados eletrônicos. - 2009. 104 p.

OAKESHOTT, Michael Joseph. Michael Oakeshott e a disposição conservadora. Disponível em http://www.midiasemmascara.org/artigos/conservadorismo-michael-oakeshott-e-a-disposicao-conservadora.html. Acesso em 21 de janeiro de 2018.

SILVA, Jorge da. CRIMINOLOGIA CRÍTICA: Segurança e Polícia. 2ª edição. Rio de Janeiro. Editoria Forense, 2008.

SKOLNICK, J.H.; BAYLEY, D.H. Policiamento Comunitário. Tradução de Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da USP, 2002.

TROJANOWICZ, R.; BUCQUEROUX, B. Policiamento Comunitário: como começar. Tradução Mina Seinfeld de Carakushansky. Rio de Janeiro: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 1994. Reeditado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).