Workshop como atividade de complementação de estudo na formação de especialistas em patrulhamento tático do batalhão ROTAM - MT

Jefferson Santos Santos Duca, Victor Barbosa Venâncio Barbosa Lemes de Oliveira, Cairo Rosa Antônio Rosa dos Santos

Resumo


Artigo trata de um relato das atividades finais do curso de Operaçãoes ROTAM do estado de Mato Grosso como material potencialmente significativo na relação ensino aprendizagem,  workshop como produto educacional no ensino de tecnicas de patrulhamento tático e busca corroborar com o desenvolvimento da forma de ensino praticada na unidade policial militar, por meio de assistência em conceito e significado ao corpo docente que queira introduzir a atividade workshop na grade de formação de especialistas em patrulhamento tático, este trabalho elenca planejamento e memorial descritivo das atividades desenvolvidas e dados de avaliações após aplicação, este trabalho, foi desenvolvido a luz da aprendizagem significativa de David Ausubel.


Palavras-chave


Relato; Workshop; Ensino; Patrulhamento; Tático

Texto completo:

PDF

Referências


DOUTRINA DE PATRULHAMENTO TÁTICO DA ROTAM E FORÇA TÁTICA, 01.ed. Mato Grosso; Cuiabá Brasil, Portaria 008/QCG/PMMT,janeiro 2019.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional, Tradução de Eva Nick et al. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BARROS, MARCELO PAES ;Manual para elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso, 2013

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo. Editora EPU, 1999.

DUCA, J. S; Física Aplicada no Ensino de Técnicas Policiais, 2017 Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)- Instituto de Física, UFMT, Mato Grosso. 2017.

SIAS, D. B. A aquisição automática de dados proporcionando discussões conceituais na física térmica do ensino médio. 2006.199f, Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)- Instituto de Física da UFRGS, Rio Grande do Sul. 2006.

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade - Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.

FEA-USP. Método de caso, uma estratégia de ensino. 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).