A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS MILITARES DE MATO GROSSO: HOUVE MUDANÇAS QUANTO À GESTÃO?

Everson Brito Fortes, Márcio Pereira Da Silva, Nagila Moura Brandão

Resumo


Este artigo teve por finalidade pesquisar a percepção dos servidores da educação que laboram nas escolas estaduais militares de Mato Grosso, sob a gestão da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar. Nesse sentido, buscou-se responder ao seguinte problema: houve mudança, na percepção dos profissionais de educação, quanto à administração das escolas estaduais militares após a assunção da Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar? As hipóteses foram elaboradas considerando a possibilidade ou não de mudança. Em caso positivo, buscou-se identificar se elas foram sentidas negativa ou positivamente. Pesquisa pura, com abordagem qualitativa, método hipotético-dedutivo, objetivos descritivos e coleta de dados com aplicação de um questionário online na plataforma Google Form. Os resultados inferem que os servidores questionados observaram mudanças na cultura escolar a partir da transformação das escolas regulares em escolas militares estaduais e as perceberam positivamente.

Palavras-chave


Cultura Escolar. Espaço Escolar. Gestão Democrática. Escolas Militares. Mato Grosso.

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DOI: https://doi.org/10.56081/2359-5124/homensdomato.v22n01.a7

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RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).