Foco e Escopo
A Revista “Homens do Mato” é um periódico quadrimestral da Polícia Militar do Mato Grosso, cuja articulação e rede de difusão objetiva fomentar as boas práticas e compartilhamento de experiências na/ com as Organizações Policiais Civis e Militares, Instituições de Ensino Superior e a Sociedade Civil, no campo da Segurança Pública.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação pelo processo peer review.
Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores.
Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.
Periodicidade
Atualmente, o periódico apresenta caráter semestral de publicação.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Sponsors
Centro de Desenvolvimento de Pesquisa da Polícia Militar de Mato Grosso
Histórico do periódico
A Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública da Policia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), intitulada “Homens do Mato”, teve seu primeiro volume, publicado no ano de 2005 (jul/dez), no comando do então Comandante Geral Coronel PM Coronel Leovaldo Emanoel Sales da Silva.
O lançamento da revista foi um marco na história da instituição em razão do incentivo a produção cientifica na área de Segurança Pública gerado pela edição da revista. A gênese jurídica se deu através da Portaria nº 003/APMVC, de 12 de julho de 2005, que criou a revista baseada em processos metodológicos para a construção de conhecimento acadêmico, além de oportunizar o corpo docente e discente a publicar artigos científicos relacionados ao perfil de cada curso da instituição. As normas de edição foram aprovadas pela Portaria nº 004/APMCV, de 12 de julho de 2005, que estabeleceu a periodicidade semestral para revista.
O Conselho Editorial da revista era composto pelos membros Coronéis PM Leovaldo Emanuel Sales da Silva (Presidente), Benedito Mário de Moraes Souza (Vice-Presidente); Carlos Estevão de Souza Figueiredo; Tenentes-coronéis PM Pedro Sidney Figueiredo de Souza (Secretário); Jorge Catarino Morais Ribeiro; Antônio Roberto Monteiro de Morais; Joelson Geraldo Sampaio; Evandro Roxo Medeiros (Jornalista); Majores PM Wilquerson Felizardo Sandes; Celso Henrique Souza Barboza; Edson Benedito Rondon Filho; Maurozan Cardoso da Silva; Rhaygino S. Rodrigues Setúbal; Capitães PM Adriana de Souza Metello; Flávio Ramalho dos Santos; Segundo-tenente PM Edilson Carvalho Junior (Diagramador) e os Professores Msc. Lúcia Regina de Souza e Msc. Orivaldo Peres Bergas.
Algumas características marcaram a Revista Homens do Mato (RHM) como a capa que reproduz fotografia das unidades policiais militares da PMMT e a contracapa (fundo) que divulga o Hino de Mato Grosso, cuja letra é de autoria de Dom Francisco de Aquino Correa.
O Vol.1 nº 0 (2005) da RHM teve como foto de capa a fachada do 1º Batalhão de Polícia Militar.
A edição de nº 1 (2006), também, teve como foto de capa a fachada do 1º BPM.
Em 2007, a edição de n° 2 contou na capa com a foto do Comando Geral da Polícia Militar, com destaque ao helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOpAer) da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso.
A edição de nº 3 (2008), teve como capa a foto aérea da Academia de Polícia Militar Costa Verde.
O ano de 2009 foi marcado pela edição nº 4 da RHM, cuja capa foi a foto do Tenente Coronel PM Ubaldo.
A obviedade da dinâmica do contexto social conduziu a RHM a adequações necessárias para cumprimento de seu papel de fomento e incentivo à pesquisa na área de Segurança Pública, o que exigiu um novo formato. Nessa perspectiva, a PMMT aderiu ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER) e ao Open Journal System (OJS) para facilitar o acesso aos leitores, autores e membros do Corpo Editorial da RHM e no ano de 2014 lançou o primeiro volume digital da RHM.
A partir do ano de 2017 a RHM passou a ter edição quadrimestral para atendimento da demanda de submissões, adequando-se ao calendário de edições da seguinte forma: janeiro a abril / maio a agosto / setembro a dezembro.