Resumo
Este trabalho buscou compreender a concepção dos alunos do terceiro ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV) acerca da avaliação do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, fez-se necessário entender o conceito e a importância da avaliação no contexto educacional, bem como compreender a concepção de alguns teóricos sobre o tema, mostrando o relevante papel que uma avaliação totalizadora, exerce no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem construtivista. Verificou-se que os alunos pesquisados consideram que a avaliação na APMCV tem sido usada mais como instrumento de “medição” do conhecimento e classificação entre os alunos, e não como importante instrumento auxiliar do processo ensino-aprendizagem.Referências
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE. Projeto Político Pedagógico 2008/2012, 2008.
BALIEIRO, Almir. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: a concepção dos professores civis e militares da Academia de Polícia Militar Costa Verde – MT. Dissertação de Mestrado em Educação. Instituto de Educação, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 2003.
BARBOSA, J. R. A. A Avaliação da Aprendizagem como Processo Interativo: Um Desafio para o Educador. Instituto Superior de Educação da Zona Oeste. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/democratizar/v2-n1/art_democratizar_jane2.pdf> Acessado em 15 de setembro de 2012.
BELLAN, Zezina. Heutagogia: aprenda a aprender mais e melhor. São Paulo: SOCEP Editora, 2008.
DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação Educacional em três atos. São Paulo: SENAC, 1999.
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: Uma Prática em Busca de Novos Sentidos. 3. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MÉNDEZ, J. M. Á. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad: Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Trad: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.
TYLER, Ralph Winfred. Princípios básicos de currículo e ensino. Tradução de: Leonel Vallandro. 6. Ed. Porto Alegre: Globo, 1979.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: Concepção Dialética-libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 6. Ed. São Paulo: Libertad, 1995.